| | Bem vindo ao Site dos Bombeiros Voluntários de Caçador!
29/01/2015 | Por Centro de Ensino e Instruções
Edital para Escola de Formação 2015/2016

 

ESTADO DE SANTA CATARINA

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTA CATARINA

CAÇADOR-SC

ASSOCIAÇÃO DE SERVIÇOS SOCIAIS VOLUNTÁRIOS DE CAÇADOR

 

EDITAL N. 01/2015/ASSVC

 

O Comandante da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador, no uso de suas atribuições legais, torna público pelo presente Edital as normas para realização do processo seletivo para admissão no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários do Bombeiro Voluntário de Caçador - CFBV, na Cidade de Caçador/SC.

 

1. DA FINALIDADE

 

Este documento tem por finalidade estabelecer as normas e os procedimentos relativos ao processo seletivo de admissão e matrícula da turma do Curso de Formação de Bombeiros Voluntários 2015 para a cidade de Caçador/SC.

Para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários o candidato deverá ser aprovado no Exame de Seleção (TAB - Teste de Aptidão de Bombeiro e Intelectual) que compreende três etapas: prova escrita de conhecimentos gerais, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

 

 

DOS REQUISITOS

São requisitos obrigatórios para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários:

- Ser brasileiro;

- Ter no mínimo 18 (dezoito) anos de idade até a data da inscrição;

- Estar no gozo dos direitos civis;

- Estar em dia com as obrigações eleitorais;

- Estar em dia com as obrigações militares (para o sexo masculino);

- Ter concluído o ensino médio;

- Ter aptidão física e mental (atestado médico);

- Apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais na qual conste não haver sofrido condenação definitiva por crime doloso ou contravenção;

- Conhecer e estar de acordo com as exigências do presente Edital;

 

 

DAS VAGAS

 

Aos candidatos aptos no Exame de Seleção (TAB - Teste de Aptidão de Bombeiro e Intelectual) serão oferecidas 40 (quarenta) vagas para o curso de formação sendo 25 (vinte e cinco) para sexo masculino e 15 (quinze) para sexo feminino.

 

DA INSCRIÇÃO

 

A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada pessoalmente junto ao Centro de Ensino do Bombeiro Voluntário de Caçador, entre as datas de 02 de março a 30 de abril do ano corrente, no horário das 08h00min às 18h00min na Rua General Antonio Sampaio, Bairro Centro, n. 200, na Central do Bombeiro Voluntário de Caçador.

 

Não será permitida inscrição condiciona, por correspondência ou por procuração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

 

Quando da inscrição o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

- Carteira de identidade original e uma fotocópia;

- CPF original e uma fotocópia;

- Título Eleitoral e comprovante do último pleito eleitoral ano 2014, e, uma fotocópia ou declaração da Justiça Eleitoral original;

- 01 foto 3 x 4 (recente);

- Certidão de Antecedentes Criminais (folha corrida) expedida pelo foro da Comarca de Caçador, a qual pode ser obtida no site: http://esaj.tjsc.jus.br/sco/abrirCadastro.do

- Atestado de saúde física e mental;

- Certificado de Conclusão do Ensino médio e uma fotocópia;

- Comprovante de residência (água, luz ou telefone);

- Certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino;

 

 

 

DO EXAME DE SELEÇÃO

 

O exame de seleção para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários compreende a aprovação do candidato em três etapas distintas, obrigatórias e de caráter eliminatório, quais sejam: prova escrita de escolaridade, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

 

A prova escrita e o teste de aptidão física acontecerão no Centro de Ensino, Bombeiros Voluntários de Caçador, sito à Rua General Antônio Sampaio, Centro, Caçador/SC.

 

A prova escrita de conhecimentos gerais acontecerá no dia 09 de maio de 2015, das 8:00h às 12:00h e será constituída de 30 (trinta) questões objetivas e de múltipla escolha, acompanhada de redação.

 

O conteúdo da prova escrita, em nível de ensino médio, abrangerá questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos Gerais (História, Geografia e Atualidades), conhecimento sobre a história do Município de Caçador e conhecimento sobre história do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador. A redação será solicitada com tema pertinente ao serviço de Bombeiro Voluntário.

 

A aprovação do candidato na prova escrita será publicada por ordem de notas até o limite do número de vagas oferecidas por este Edital. Havendo mais de um candidato com idêntica nota para a última vaga para a realização do teste de aptidão física serão considerados aprovados todos candidatos com nota de corte semelhante.

 

O teste de aptidão física acontecerá no dia 16 de maio de 2015, das 8:00h às 12:00h e somente poderá submeter-se a ele o candidato julgado apto pelo seu médico (atestado apresentado no ato da inscrição), comprovando estar em plenas condições de saúde, física e mental, para exercer a função de Bombeiro Voluntário, bem como ter sido aprovado na prova escrita dentro do número de vagas (ordem de classificação por notas).

 

O candidato deverá realizar as atividades elencadas no Anexo I deste Edital.

 

A classificação do teste de aptidão física será conforme pontuação verificada pela equipe de avaliação do CFBV/Caçador, de acordo com as tabelas de padronização do Anexo I.

 

O Bombeiro Voluntário da equipe de avaliação e o professor responsável pelo Exame de Aptidão para Bombeiro coordenarão a aplicação dos exames e seus resultados, encaminhando estes para a coordenação do curso.

 

A terceira etapa do Teste de Seleção será a Avaliação Psicológica a ser realizada por Psicólogo devidamente habilitado e contratado pelos Bombeiros Voluntários de Caçador para este fim.

 

A relação dos candidatos aprovados no Exame de Aptidão para Bombeiro será afixada no mural, junto ao Centro de Ensino e no site do Bombeiro Voluntário de Caçador (www.bombeirosdecacador.com.br).

 

 

DA APROVAÇÃO E INCLUSÃO

O candidato será incluído no Curso de Formação de Bombeiro Voluntário de Caçador  após ser considerado aprovado em todos os testes do Exame de Seleção e considerar-se apto na avaliação psicológica.

 

Para os candidatos que obtiverem idêntica média na Prova Escrita e serem aprovados no Teste de Aptidão Física, o critério de desempate será o de idade (o mais antigo terá prioridade sobre o mais novo).

 

Será considerado reprovado o candidato que não cumprir as condições de deste Edital, não ser aprovado em qualquer das etapas dentro do número de vagas oferecidas, deixar de comparecer ou chegar atrasado a qualquer um dos exames.

 

 

DA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

A matrícula deverá ser efetuada pessoalmente pelo candidato junto ao Centro de Ensino do Bombeiro Voluntário de Caçador após a publicação da lista dos aprovados e nas datas a serem estabelecidas e publicadas no site dos Bombeiros Voluntários de Caçador (www.bombeirosdecacador.com.br) e nos meios de comunicação locais.

 

Não haverá segunda chamada para qualquer exame de seleção, bem como sua aplicação fora do horário, data e local pré-determinado. O não comparecimento aos exames, qualquer que seja o motivo, inclusive de ordem médica ou de saúde, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação.

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

O candidato que no ato da inscrição prestar declarações falsas ou inexatas, e apresentar documentos adulterados, terá sua inscrição cancelada, bem como serão anulados todos os atos dela decorrente.

 

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital, nas normas legais e regulamentares pertinentes  ao trabalho de Bombeiro Voluntário de Santa Catarina e das instruções específicas, razão pela qual não poderá alegar posterior desconhecimento.

 

Não será incluído no Curso de Formação de Bombeiro Voluntário de Caçador o candidato que deixar de apresentar toda a documentação exigida neste Edital, devendo a vaga ser preenchida pelo candidato imediatamente subseqüente ao último colocado na classificação às vagas previstas no Edital.

 

Para dirimir qualquer controvérsia decorrente deste Edital fica eleito o foro da Comarca de Caçador.

 

                                                                          Caçador, 02 de março de 2015

 

 

 

Anderson Caetano de Souza

Comandante Bombeiros Voluntários de Caçador

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Logo
Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador
Rua General Antônio Sampaio, 200 | Centro | Caçador | SC | 89500-000 | Brasil | Fone/Fax: 49 3563-0803
© 2015 Bombeiros Voluntários de Caçador - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore Comunicação
Redes Sociais
Twitter
Facebook